por  Yuri Lawrence de Oliveira Carvalho Afinal o que esta frase representa? Os acontecimentos que estamos acompanhando atualmente na po...

Estamos vivendo um momento histórico

/
0 Comments
por  Yuri Lawrence de Oliveira Carvalho

Afinal o que esta frase representa? Os acontecimentos que estamos acompanhando atualmente na política Brasileira independente do resultado, estarão escrevendo um período novo na História do Brasil.


O Brasil já viveu seu período de exclusividade indígena. Havia uma grande proporção de índios em todo território brasileiro, espalhados em várias tribos que possuíam uma relação baseada em regras sociais. O contato entre as tribos acontecia em momentos de casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

Esse tempo durou pouco, pois logo chegaria às 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral, e assim começou a história de um país. Um país no qual sua colonização teve como o objetivo de ocupar e proteger o território contra piratas saqueadores e países rivais.

Depois de um período de escravatura e poderio dos senhores de engenhos tivemos então a sonhada “independência”. Logo após nos tornamos república, sofremos um golpe militar, criamos uma constituição e enfim chegamos ao Brasil de hoje.

É importante explicar que todos os eventos ocorridos não se explicam por si só, todos eles tiveram uma causa, essa causa é explicada com a História, ou seja, para entendermos o cenário político de hoje no Brasil, precisamos vasculhar a sua história, somente assim teremos uma ciência do que está diante aos nossos olhos. O presente se constrói por fragmentos encontrados no passado.

Temos uma herança nada boa desde nossa colonização, o povo brasileiro teve pouco acesso para poder opinar, participar do destino de seu país. Os índios simplesmente escravizados ou dizimados; a abolição da escravatura era rentável aos senhores de engenhos; Brasil se torna independente de uma forma contraditória; A proclamação da republica foi seguida de um golpe militar, nossa constituição foi feita em para um cenário ditatorial.

Porém este momento que estamos vivendo, é um marco na história brasileira. Esse processo de impeachment de nossa presidente Dilma Rousseff, mostra uma mudança em nossa história. Independente do resultado, o saldo será positivo, porque de certa forma o povo está participando, mesmo que minimamente, do processo de desenvolvimento de seu próprio país.

O Projeto Filosofia do Cotidiano abre espaço para todos que desejam publicar. conteúdo independente. As postagens expressam a opinião do autor e não necessariamente a linha de pensamento do Projeto.


You may also like

Nenhum comentário :

Filosofia do Cotidiano. Tecnologia do Blogger.