por Heitor G. Volff  Pereira            Entre alguns dos causos que meu avô costumava me contar, os que mais me fascin...

CONTOS & CRENÇAS - Fogo no céu e ouro na Terra

/
0 Comments


           por Heitor G. Volff  Pereira

           Entre alguns dos causos que meu avô costumava me contar, os que mais me fascinavam eram aqueles acerca de bolas de fogo que cruzavam o céu noturno. Tão rápido quanto surgiam no céu, elas desapareciam.

              Vamos relembrar dos velhos e bons tempos de ensino fundamental, mais precisamente, as aulas de Geografia...
           
            Existem corpos celestes vagando por este vasto espaço e estes, por sua vez, são fragmentos de planetas rochosos que há tempos se encontravam em formação. Estes fragmentos, vez ou outra, acabam topando com a nossa atmosfera e em virtude dos gases existentes na atmosfera e nos próprios fragmentos rochosos, estes entram em combustão ao primeiro toque em nossa atmosfera. Nem sempre estes fragmentos viram cinzas, pois, enquanto estão vagando no espaço, possuem medidas, no mínimo, preocupantes, e podem se dividir em inúmeras partes ao entrarem em contato com os níveis da atmosfera terrestre.

               Da mesma maneira como foi dito anteriormente acerca dos supostos encontros com lobisomens, a falta de conhecimento sobre tal evento colabora para que um mito seja criado. Quando o mito era criado e contado em forma de causo, através da ênfase de quem o contava seja seu criador ou não, logo, se tornava realidade absoluta e indiscutível: se fulano viu e sentiu medo, fulano sabe o que viu e está dizendo a verdade.

            Outro aspecto interessante das bolas de fogo avistadas há tempos nem tão longínquos assim, é a sua relação com locais assombrados ou tesouros preciosos enterrados em algum limite de terreno. Muitas vezes, o local onde a bola de fogo desaparecia, era o local onde o tesouro estava enterrado.


            Porém, essa história é outra. Uma história que revela um passado nada amigável das terras onde o minuano uiva. 

O Projeto Filosofia do Cotidiano abre espaço para todos que desejam publicar. conteúdo independente. As postagens expressam a opinião do autor e não necessariamente a linha de pensamento do Projeto.


You may also like

Nenhum comentário :

Filosofia do Cotidiano. Tecnologia do Blogger.